Além do Ba-Vi: veja situação dos times tradicionais no Campeonato Baiano
MatériaMais Notícias
da dobrowin: Bahia e Vitória são os grandes protagonistas do Campeonato Baiano, que tem início marcado para este sábado. Mas outros campeões estaduais despontam como forças do futebol baiano e têm potencial para dividir os holofotes com a dupla Ba-Vi até a final, marcada para o início de março.
continua após a publicidadeRelacionadasFutebol NacionalCampeonato Baiano 2026: confira novo regulamento, times e tabela detalhadaFutebol Nacional06/01/2026VitóriaConheça a nova política de ingressos do Vitória para o BrasileirãoVitória08/01/2026
da 888casino: ✅ Clique aqui e siga o canal do Leão no WhatsApp para ficar por dentro das últimas notícias
🛡️Clique aqui para seguir o canal do Esquadrão no WhatsApp e ficar por dentro de tudo!
Bahia de Feira e Galícia, por exemplo – os dois times que subiram da Série B do Baiano para a elite – já foram campeões e em algum momento assumiram o protagonismo no estado. Enquanto o Tremendão levantou o troféu apenas uma vez, em 2011, contra o Vitória, o Galícia viveu sua época de ouro em meados do século passado, quando chegou a nove finais seguidas do Campeonato Baiano. Neste período, conquistou quatro títulos, dentre eles o primeiro tricampeonato estadual, em 1941, 1942 e 1943.
continua após a publicidade
Mas outros times da Série A do Baiano guardam história de tradições e conquistas regionais, como é o caso do Atlético de Alagoinhas, bicampeão em 2021 e 2022 que se fortaleceu nas últimas temporadas e chega como um dos candidatos a derrubar a hegemonia da dupla Ba-Vi em 2026.
➡️”Dois times em um” e medalhões de renome: as curiosidades do Baianão 2026
Gigantes adormecidos no Campeonato Baiano
Outros clubes tradicionais do futebol baiano também estão em atividade, mas fora da primeira divisão. Por isso, podem ser considerados “adormecidos” por conta das grandes histórias que já escreveram no passado.
continua após a publicidade
O principal exemplo é o Ypiranga, terceiro time com mais títulos estaduais (10), só atrás de Bahia e Vitória, que recolocou o time profissional em ação recentemente e, no ano passado, estacionou na quinta posição da Série B.
A Série B do Baiano, inclusive, ainda tem o Fluminense de Feira, bicampeão baiano e primeiro time do interior da Bahia a participar da elite do estadual. O Touro do Sertão também se orgulha de ter jogado as quatro divisões do Campeonato Brasileiro.
Confira a lista com todos os campeões do BaianãoBahia – 51Vitória – 30Ypiranga – 10Botafogo-BA – 7Galícia – 5Atlético de Alagoinhas – 2Fluminense de Feira – 2Fluminense de Salvador – 2São Salvador – 2AAB – 1Leônico – 1Santos Dumont – 1Bahiano de Tênis – 1Internacional-BA – 1Sport-BA – 1Atlético de Salvador – 1Bahia de Feira – 1Colo Colo – 1Guarany – 1Internacional de Cricket – 1República – 1
Tudo sobre
BahiaCampeonato BaianoFutebol NacionalVitória